Porquê, as raças autóctones?

Porque são património nacional, encontram-se em perigo de extinção, são animais muitos rústicos e bem-adaptadas ao ambiente rural, sendo ótimas poedeiras, com carne de excelente qualidade e muito admirada.

Deste modo, pretendemos contribuir ativamente para a manutenção e valorização destes produtos autóctones.

 

Raças Autóctones portuguesas inscritas no livro genealógico.

Selecionamos os melhores exemplares que são identificados e registados pela AMIBA, entidade gestora do Livro Genealógico das raças autóctones de galinhas e responsável pela identificação, inventariação, caracterização e registo genealógico destes galináceos.

A Quinta do Zorro, situada na aldeia do Zorro, freguesia de Torres do Mondego, a 6 km da cidade de Coimbra, apresenta-se enquadrada numa paisagem extremamente rural, composta por relevo muito próprio na encosta da montanha.

Trata-se de uma exploração familiar que tem como objetivo a produção de galinhas das quatro raças autóctones, a designar, raça Pedrês Portuguesa, raça Preta Lusitânica, raça Amarela e raça Branca. Estes animais são criados de forma artesanal ao ar livre, tendo por base da sua alimentação ervas espontâneas, hortícolas e fauna natural (minhocas, cobras, pequenos roedores, insetos, lagartas, caracóis…), bem como, milho e mistura de cereais.

Com esta rusticidade natural complementada com a sua alimentação e modo de criação obtêm-se uma carne e ovos de qualidade diferenciadora e excelente.

A principal atividade desta exploração é a produção e comercialização de pintos, sendo os restantes produtos entendidos com subsidiários.
O papel deste projeto centra-se na preservação, conservação, valorização e melhoramento das raças de galinhas portuguesas que constituem um património genético único e em vias e extinção, para que as gerações futuras o possam conhecer e desfrutar.

Galinhas! Porquê?

  • As galinhas são aves com uma elevada taxa de reprodução.
  • As fêmeas possuem um marcado instinto de postura e de incubação dos ovos, bem como, de proteção da sua descendência.
  • Os pintos saem do ovo já com o corpo coberto de plumagem podendo começar a procurar alimento.
  • Em ambiente natural, estas aves vivem em pequenos grupos com uma hierarquia estável, onde os confrontos são raros porque os subordinados evitam os dominantes.
  • As galinhas são animais omnívoros, capazes de procurar alimento no solo, arranhando, raspando, bicando sementes, insetos e, por vezes, animais maiores (ratos).
  • Na avicultura em geral os galináceos são alimentados com alimentos compostos formulados com base em concentrados energéticos e proteicos altamente digestíveis, em contrapartida, com o maneio alimentar praticado na Quinta do Zorro, enquanto aves do campo, os seus produtos apresentam variabilidade e características organoléticas superiores e mais saudáveis, indo de encontro a um público mais exigente.
  • Contribuem para a divulgação da importância da diversidade das raças num contexto de atividade agrícola e pecuária, colaborando para a qualificação e diversificação de produtos com vista à inovação, competitividade, desenvolvimento local sustentável e de atração de novos criadores.
  • Podem ser vistas como terapia e hobby em pequenas quintas e criações lúdicas.
  • Podem ser um estímulo ao interesse turístico e valorização ecológica.
  • Refletem uma longa história de simbioses entre a humanidade e o animal de produção e podem ajudar a clarificar o processo de adaptação. Estes animais podem ser mesmo considerados propriedade cultural. A sua história pode ser usada na educação pois as raças representam um património único e original nos processos que moldaram a história de uma região.
  • A galinha é o animal doméstico mais popular e mais abundante do mundo.

Onde estamos

Coimbra

Rua 25 de Abril, nº6 – Zorro
3030-398 Coimbra

Encomendas

Receba a sua encomenda comodamente em casa.
Consulte as nossas condições de envio.

SAIBA MAIS →

Tem dúvidas?

Para qualquer dúvida ou esclarecimento não exite em contactar-nos. Temos todo o gosto em poder ajudar em tudo o que tiver ao nosso alcance.

CONTACTE-NOS →